Penteadeira Ecológica



 
Se você conhecer a nossa maquiadora Fernanda Leite vai se apaixonar! Ela nos acompanha nas gravações do Base Aliada e sempre nos dá boas dicas, inclusive sobre maquiagens que não agridem tanto o meio ambiente e nem os bichinhos. Então escalei a Fê para uma missão: nos explicar um pouco mais sobre cosmético ecológico, maquiagem vegana, mineral e orgânica. Ela, inclusive, entrevistou uma especialista na área, vamos conferir?
O mercado da beleza cresce desenfreadamente e vemos marcas e produtos novos aparecerem nas prateleiras das lojas de cosméticos a cada dia.
Com a preocupação que a minha profissão não prejudicasse mais o nosso planeta, comecei a pesquisar sobre maquiagem ecologicamente correta. Encontrei maquiagem mineral, natural, orgânica, vegana, e no meio de tantos tipos ficaram muitas dúvidas. Para me ajudar a desvendar esses dilemas, convidei a também entusiasta da beleza ecológica Ananda Boschilia, proprietária da Alva Cosméticos  (primeira maquiagem orgânica, vegana e certificada do Brasil), que responde:
Fernanda Leite: Qual a diferença entre maquiagem mineral, natural, orgânica e vegana?
Ananda Boschilia: A maquiagem mineral, o nome já explica: são cosméticos feitos, principalmente, com minerais naturalmente vindos da terra, como a mica, óxido de zinco, óxido de ferro, dióxido de titânio, entre outros. Esses minerais fornecem não somente pigmentos, mas também proteção solar e efeitos anti-inflamatórios. Quando você compra uma maquiagem mineral espera que ela nao tenha ingredientes prejudiciais à saúde, como derivados sintéticos e parabenos. A maquiagem natural não tem na sua composição derivados sintéticos. A maquiagem orgânica é 100% natural, os ingredientes precisam ser no mínimo 10% de origem orgânica e certificada, ou seja, vir de plantação e cultivo sem agrotóxico e sustentável e não podem usar ingredientes prejudiciais a saúde na composição que são os derivados de petróleo, parafina, parabenos, silicone, óleo mineral, o chumbo, o alumínio, entre outros. E vegana é um produto livre de ingredientes de origem animal.
F: Todas são ecologicamente corretas?
A: Sim, mas precisamos ter informação e sabedoria para ler os rótulos e saber as procedências dos produtos que compramos, para isso temos as certificadoras.
F: Quais aditivos sintéticos são os piores inimigos da pele?
A: Parabenos, usado na maioria dos cosméticos, o sódio lauril/ laureth sulfato ou “sodium lauryl/ laureth sulphate”,  que é usado na maioria dos cosméticos, o petrolato (petrolatum), usado na maioria dos cosméticos, as fragrâncias sintéticas, usadas na maioria dos cosméticos, a acrilamida,  o chumbo, que é usado nos batons e o alumínio, usado nos desodorantes.
 
Depois de esclarecer algumas dúvidas com a Ananda, procurei a certificadora Ecocert Brasil  e eles me ajudaram a esclarecer alguns pontos sobre cosmético orgânico: “Infelizmente o mercado de cosméticos orgânicos certificados é muito recente no Brasil e por isso contamos com poucas empresas que possuem esta certificação. No caso do Brasil, a situação dos cosméticos orgânicos está passando por um momento de transição. A Lei 10.831/2003, que regula a cadeia produtiva e de comercialização de produtos orgânicos no território brasileiro, entrou em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2011. Porém, nenhuma normativa específica sobre cosméticos orgânicos foi publicada até o momento. A Ecocert faz parte do grupo de trabalho criado para a construção da Instrução Normativa de Cosméticos Orgânicos, liderado pela ABIHPEC e formada por empresas do ramo (ABC, ANVISA e MAPA). Este grupo está trabalhando na construção do texto legal que no futuro será o guia para a elaboração de cosméticos orgânicos a serem comercializados no território brasileiro. Não há um prazo definido para a publicação da nova IN (Instrução Normativa), mas estimamos que isso não ocorra antes do segundo semestre de 2012. É importante lembrar também que enquanto a IN específica sobre Cosméticos Orgânicos não for publicada e o produto não cumprir o determinado no parágrafo anterior, existe o risco de que um produto cosmético comercializado em território brasileiro que seja certificado como orgânico por um referencial privado, como o da Ecocert, venha a ser multado pelos órgãos reguladores.”
Quer saber o nome das empresas de beleza certificadas pela Ecocert?
SURYA BRASIL
ARTE DOS AROMAS
POLI ÓLEOS (IKOVE)
BERACA INGREDIENTES
VYVEDAS
VALESO ECO COSMÉTICOS
ALVA  (A Alva é certificada pela Ecocert da Europa)
Eles ainda complementam: “Se você notar, encontrará disponível no mercado marcas importadas com o selo Ecocert, como, por exemplo, a L’Occitane. Estas empresas estão devidamente certificadas pela Ecocert, porém não pela Ecocert Brasil e sim pelo grupo Ecocert (estamos presentes em mais de 80 países). Por isso você pode encontrar produtos no Brasil com marca Ecocert sem ser uma das marcas citadas acima.”
Quer conhecer todas as empresas certificadas pela Ecocert no mundo todo? Clique aqui .
Existe também uma coalisão que luta pela proibição de produtos tóxicos em cosméticos. A “Campaign for Safe Cosmetics ” já conseguiu fazer com que grandes empresas mudassem a fórmula de seus produtos, graças a cartas assinadas por pessoas do mundo inteiro. Você pode participar e esclarecer mais dúvidas sobre os ingredientes dos cosméticos no site  ou na página do Facebook  da campanha. Esse vídeo feito por eles ilustra bem como funciona a indústria da beleza:
Popout
Agora é só prestar atenção nos rótulos quando fizer as compras de beleza. Reciclar as embalagens e produzir menos lixo ajuda muito! Reservar uma toalhinha para se demaquilar também é uma ótima dica, sem algodão ou lenço de papel (essa eu aprendi com a ruiva). E não adianta substituir tudo que você já tem por produtos novos, isso não é nada ecológico. Espero que gostem! E que sua maquiagem fique cada vez mais verde e nosso planeta lindo também!
Foto: Fernanda Leite.
@JuliaPetit-Petiscos

Nenhum comentário:

Postar um comentário