Uma lágrima na Moda.

ReproduçãogabriellafabricaGabriella Pascolato

A moda brasileira perdeu um de seus maiores ícones. Depois de passar por uma internação de cerca de 20 dias, dona Gabriella Pascolato morreu neste sábado (21/08), aos 93 anos. O enterro aconteceu um dia depois, no domingo, e a missa de 7º dia está marcada pro dia 27/08 na Igreja Nossa Senhora do Sion.

Dona Gabriella nasceu na Itália e veio pro Brasil com o marido e 2 filhos, Alessandro e Costanza Pascolato. A família escolheu o país, como tantos outros imigrantes italianos no fim da 2ª Guerra Mundial. Aqui estabeleceu-se como representante oficial de Salvatore Ferragamo na América Latina – de quem era cliente e amiga – até medidas do presidente Dutra dificultarem as importações de luxo no país. Fundou então, em 1948, a tecelagem Santaconstancia.

Ela acompanhou de perto a criação de uma indústria de moda – que ela ajudou a construir – e tornou-se referência no assunto, logo seguida pela filha, Costanza. De tão icônica, Gabriella foi convidada a desfilar pra Zapping, aos 86 anos, sob o título de rainha da moda brasileira na edição de julho de 2003 do SPFW. Ganhou uma biografia em 2007, batizada de “Gabriella Pascolato – Santa Costância e outras Histórias“, escrita por Sérgio Ribas.


Texto: Lilian Pacce

Nenhum comentário:

Postar um comentário